Notícias

Clássico da estratégia “Die Siedler 2” chega finalmente à Amiga após quase 30 anos

Uma longa espera que chega ao fim

Para o descontentamento da comunidade, o clássico de estratégia “Die Siedler 2”, lançado em 1996, nunca chegou a ser lançado para o Amiga. Agora, o estúdio de desenvolvimento Look Behind You, em colaboração com a Ubisoft, anunciou que esta lacuna será finalmente preenchida. O jogo será distribuído pela empresa alemã Look Behind You e está oficialmente licenciado pela Ubisoft, cujo logótipo irá adornar a embalagem.

Até hoje, os vários modelos Amiga gozam de grande popularidade entre os fãs de retro e os entusiastas dos computadores domésticos clássicos. Esta semana, foi feito um anúncio especial para eles.

Um regresso às origens

O primeiro “Die Siedler” (1993) revolucionou o género de estratégia de construção no Amiga e, um ano depois, foi portado para o PC. O jogo foi aclamado pela sua mistura bem-sucedida dos elementos de “god game” de Populous e da construção de cidades de SimCity, recebendo as mais altas classificações nas revistas da época. No entanto, quando a segunda parte foi lançada em 1996, apenas os jogadores de PC tiveram acesso a ela, deixando os fãs do Amiga de mãos a abanar.

“Naquela altura, todos os fãs do Amiga se sentiam da mesma forma – olhávamos com inveja para ‘Die Siedler 2’ no PC e sabíamos que teria sido perfeito para o Amiga”, explica o líder do projeto, Simon Neumann. “Com o nosso porte, estamos a fechar este capítulo da história.”

O que esperar da versão Amiga

Esta nova adaptação do jogo baseia-se na Gold Edition e inclui, portanto, mais de 30 profissões, quatro povos (Romanos, Asiáticos, Núbios e Vikings), dez campanhas romanas, nove campanhas mundiais e 130 mapas bónus adicionais. Segundo a Look Behind You, os proprietários de Amiga podem esperar uma implementação nativa que tira o máximo proveito dos pontos fortes dos vários modelos Amiga.

Em “Die Siedler 2”, os jogadores assumem o controlo do capitão romano Octavius, que, após uma tempestade devastadora, naufraga numa ilha misteriosa. A partir de um simples acampamento de emergência, os jogadores constroem um império poderoso e desenvolvem uma civilização complexa com mais de 30 tipos de edifícios e outras tantas profissões.

Outros conteúdos incluem:

  • Milhares de súbditos cuidadosamente animados

  • Mais de 30 grupos profissionais diferentes, incluindo 6 tipos de soldados

  • 4 povos diferentes com diferentes tipos de personagens: Romanos, Asiáticos, Núbios e Vikings

  • Vários elementos de paisagem como lava, superfícies de gelo, pântanos, florestas e muito mais, incluindo a espetacular paisagem de inverno do “Die Siedler II Mission Disk”

  • 10 campanhas romanas e 9 campanhas mundiais

  • 130 mapas bónus gratuitos

  • Ajuda integrada no jogo e interface de jogo otimizada

  • 4 idiomas: totalmente em alemão e inglês, no jogo também em francês e polaco

Requisitos de sistema e objetivo do projeto

No entanto, a versão otimizada para Amiga também requer hardware potente (para os padrões da época): um Amiga com chipset AGA e um processador 68040 com 40 MHz são obrigatórios.

“O nosso objetivo não era apenas provar que um porte era tecnicamente viável”, diz o programador Steffen Häuser. “Queríamos também disponibilizar a experiência de jogo única no Amiga – tal como deveria ter sido em 1996.”

Edições e pré-venda

O porte para Amiga de “Die Siedler 2: Gold Edition” será lançado em três versões diferentes. Para diversão imediata, a Look Behind You irá lançar uma versão para download, que estará disponível a partir de 18 de outubro de 2025 pelo preço de 29,99 euros. No mesmo dia, será lançada uma versão física por 49,90 euros.

“A edição física será lançada no formato clássico de caixa com tampa por 49,90€ e incluirá um DVD mais opção de download, o atlas mundial a cores, manuais em alemão e inglês, e quatro postais de colecionador exclusivos com design retro”, pode ler-se sobre o conteúdo da Box Edition. Já é possível pré-encomendar o jogo através da Look Behind You. No entanto, uma edição especial de colecionador numa caixa de madeira já se encontra esgotada.